Quase todo mundo sabe como é sentir-se muito cheio ou inchado depois de comer demais. 

Se você estiver inchado de maneira consistente ou tiver uma sensação muito cheia após cada refeição, isso pode haver algo mais acontecendo além de simplesmente comer demais. 

Em alguns casos, o modo como você come ou o que está comendo pode ser o culpado e, em outros, pode haver uma condição médica que esteja contribuindo para seus sintomas. 

Aqui estão mais informações sobre o que pode fazer com que você se sinta muito cheio ou inchado depois de comer, quais alimentos podem ser culpados e quando você deve consultar um médico. 

Você está comendo rápido demais ou demais 
  • Comer muito rápido: Se você estiver comendo suas refeições ou lanches com muita rapidez, poderá ficar inchado quando o estômago tentar acompanhar o repentino fluxo de comida ou bebida. 
  • Comendo demais: Comer muito rápido também o coloca em risco de inchaço, porque você não está dando ao seu corpo tempo suficiente para receber a “sugestão” de saciedade de que está cheio. O estômago leva 20 minutos para dizer ao cérebro que você já comeu o suficiente. Portanto, se você está comendo rápido demais, também pode acabar comendo demais, porque seu cérebro ainda não recebeu a mensagem de que seu estômago está cheio. 
  • Prendendo o excesso de ar: É fácil prender o ar no estômago, bebendo um canudo ou comendo rápido demais, o que pode causar inchaço. Certifique-se de mastigar bem a comida. A saliva a decompõe em partículas facilmente digeríveis. 
Você está comendo alimentos que causam gases 
  • Vegetais crucíferos: Todos nós ouvimos a música sobre o feijão ser a ‘fruta mágica’ dos gases. Mas, neste caso, podem ser ‘vegetais’ mágicos que estão fazendo o truque. O inchaço é comum com vegetais crucíferos, incluindo brócolis, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, couve e couve chinesa. 
  • Adoçantes artificiais: Isso é algo que a maioria das pessoas não sabe – adoçantes artificiais como o aspartame permanecem inalterados no sistema digestivo. Como eles não quebram como comida regular, isso se torna um problema quando as bactérias intestinais tentam se alimentar delas. O fato de que seus organismos não podem quebrá-los causa inchaço e gás. 
  • Alimentos com alto teor de frutose: A frutose, um açúcar natural adicionado a muitos alimentos processados, é difícil de digerir para muitas pessoas. De acordo com um artigo de janeiro de 2014 no Current Gastroenterology Reports , suspeita-se que, como a frutose se tornou mais comum em nossas dietas hoje em dia, mais pessoas sofrem com a incapacidade de digerir o açúcar adequadamente. 
  • Alimentos ricos em gordura: Alimentos ricos e gordurosos podem fazer você se sentir desconfortavelmente cheio. A gordura leva mais tempo para digerir do que carboidratos ou proteínas, portanto mantém o estômago saciado por mais tempo. Você pode considerar reduzir o teor de gordura em cada refeição para se sentir menos inchado. 
  • Álcool: Se você bebe muito álcool, especialmente cerveja, que é carbonatada, vai se sentir inchado. 
  • Glúten: Hooper acrescenta que, além da carbonatação, a cerveja também contém carboidratos fermentados e glúten que podem causar inchaço se você for sensível a essa proteína. Trigo, cevada e centeio também podem causar problemas para algumas pessoas, devido ao glúten. 
  • Carbonatação: Bebidas carbonatadas como refrigerante e águas gaseificadas criam mais ar no estômago, causando inchaço ou até arrotos e gases. 
  • Dietas ricas em fibras e proteínas: Seguir uma dieta rica em fibras e rica em proteínas pode contribuir para o inchaço mais do que seguir uma dieta rica em carboidratos. Até que novas pesquisas sejam feitas, parece que o alto consumo de fibra solúvel com maior consumo de proteínas pode ser o denominador comum do inchaço. 
Você tem um problema gastrointestinal 
  • Síndrome do intestino irritável: Esse é um distúrbio intestinal “extremamente comum”, pois afeta uma grande massa de pessoas. A SII tende a ser mais comum em mulheres e, embora não haja testes exatos para diagnosticar a SII ou opções exatas de tratamento, muitas vezes ela pode ser gerenciada com itens como dieta, redução dos níveis de estresse e certas mudanças no estilo de vida. Consulte um médico. 
  • Doença celíaca: Sintomas comum da doença celíaca é o inchaço, ou sensação de dureza no abdômen, pois é um distúrbio digestivo que danifica o intestino delgado e é desencadeado pelo glúten, proteína no trigo, cevada e centeio. 
  • Intolerância a lactose: A intolerância à lactose é uma condição comum causada pela má absorção da lactose, o que significa que seu corpo não é capaz de digerir a lactose – um açúcar encontrado em produtos lácteos 
Você está constipado 

Cerca de 80% das pessoas constipadas relatam sintomas de inchaço grave, de acordo com o relatório de setembro de 2014 da Gastroenterologia e Hepatologia.  

Você é considerado constipado se tiver tido menos de três evacuações em uma semana. 

Pode algo a mais 

Fora os hábitos alimentares que podem causar inchaço, os especialistas ressaltam que certos fatores do estilo de vida podem contribuir para o inchaço. Qualquer uma das seguintes ações pode causar inchaço ou piorar: 

  • Goma de mascar 
  • Fumar 
  • Usar dentaduras soltas (isso pode fazer você engolir ar quando comer) 
  • Não comer fibra suficiente 

Se você tiver sintomas graves, procure tratamento de emergência imediatamente. 

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